segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Feira da Troca Solidaria - Poesia e Rap com o Coletivo Literatura Suburbana

Feira da Solidariedade - Viaduto do Minhocão
Por: Ana Carolina

Uma feira feita por ONGs e moradores de rua.
ONG de grandes instituições como Grupo HSBC e USP. Fazem quase todo o Sabado uma feira de trocas.
Você leva uma quantidade de roupas, garrafas Pets, Alimentos ou até papelão. Levando alguns desses elementos no evento, você troca por Dinheiro dos moradores de rua, chamado de "MIRUCAS". Não é dinheiro de verdade é um simbolico que dá pra "comprar" nas barracas de roupas, lanches, acessórios, brincos tudo oferecido no dia da feira.
Essas barracas são montadas por pessoas voluntárias na feira e querem colaborar com a satisfação dos moradores de rua. Uma feira bem simples, mas deu para perceber que é uma diversão para as pessoas que estão lá.
O literatura Suburbana teve uma participação no evento, cantando e recitando poesias para os visitantes. A parte divertida é que até os próprios moradores de rua, represantaram, cantando RAP, Samba, Música Gospel e até em dança.
O velho ditado tem razão:" Pobre diverte com pouco.", foi uma manhã que vimos que todos estavam se divertindo com coisas simples da vida.
Um evento bom, simples mas divertido. Vale a pena conferir.



Anderson Recitando


Guinho (Elton)

Israel Neto (Réu)

Parte do Publico Presente

Barracas dos Produtos

Marcelo mc 31 anos
Morador de rua

Conversei com esse morador de rua e a história dele é muito impactante.
Há 16 anos ele mora na rua, sem ninguém, sozinho, fazendo de tudo para se sustentar. Quando era muleque roubava para ter alguma coisa para comer. Era assim todos os dias. O maior sonho dele era ser cantor de RAP, mas quem iria dar uma oportnidade para um garoto que não tem casa e roubava para se alimentar.

Quando já grande, a igreja do Santo Antonio deu uma oportunidade para trabalhar na área que ele mais gosta: A música. Não era a relaização do sonho dele, mas já era um passo para o reconhecimento. Hoje ele trabalha nesta Igreja há 5 anos, ajudando crianças a construirem um sonho e a se divertirem, ele é professor de música e através desse cargo ele ajuda as crianças a terem esperança."Não recebo nada em troca, nada em dinheiro, só de ver elas sorrindo me contagia." Diz marcelo.

Mesmo trabalhando na Igreja, Marcelo afirma que não recebe nenhum auxilio, ele mesmo se sustenta, através de comida que ele pede roupa que doam para ele.

Há dois anos ele também ajuda como auxiliar na Feira de Solidariedade, que se situa em baixo do viaduto do minhocão no bairro da liberdade, em que ele se encarrega da organização e da segurança do evento. Esse evento benifencente, ajuda a ele mostrar os talentos cantando RAP e auxiliando na organização.

Diz que tudo isso vale a pena para ele. E ver pessoas assim querendo de alguma maneira ajudar no bem estar do proximo, nos fortalece mais.


Marcelo Mc


Conheça mais a Feira da Troca Solidaria
Rua Doutor Lund, 361
Libredade. São Paulo Sp
(todo terceiro domingo do Mês)
clubedetrocas@ig.com.br



Guinho, Réu, Anderson, Negro Ras e um Mano que tava lá

Um comentário: