terça-feira, 20 de novembro de 2012

9ª Marcha da Consciência Negro A favor das Cotas e Contra o Genocídio!

Hoje rolou mais uma marcha da consciência, ato politico do Movimento Negro da cidade de São Paulo e também de grupos que vem de fora da cidade para prestigiar esse ato, e hoje nem a chuva pode conter o povo que esteve por lá, que caminhou entoando as seguintes palavras de ordem "Cotas Sim, Genocídio Não"... Mais um ano a resistência se posicionou e como a liderança enfatizou o caminho todo, a luta não acabou hoje, segue abaixo um pouco da discussões que serviram de base para a marcha.




AS CORES
foi um escândalo
quando o preto entrou no arco-íris
o branco
exaltou as diferenças
ao que o vermelho se irritou
e o amarelo disse:
não tenho nada com isso
o verde vindo de outro planeta
ficou
sem entender o assunto.
Cuti
Negroesia, 2007

No dia 20 de novembro, uma terça-feira, feriado na cidade de São Paulo, estaremos nas ruas realizando a IX Marcha da Consciência Negra.
Esta marcha vem sendo realizada desde o ano de 2003, no dia Nacional da Consciência Negra, data dedicada ao líder negro Zumbi dos Palmares.
Zumbi foi o principal líder do Quilombo dos Palmares, um símbolo da resistência e de luta contra a escravidão.
O Quilombo dos Palmares começou a ser construído no ano de 1597, nas terras da Serra da Barriga, no atual Estado de Alagoas. Em pouco tempo tornou-se uma referência da resistência e de luta de homens e mulheres contra a escravidão e em busca da liberdade.
Até que em 1695, quase cem anos depois do início de sua construção, uma expedição comandada por Domingos Jorge Velho destruiu o Quilombo e no dia 20 de Novembro assassinou Zumbi.
Em 1995, depois de 300 anos de seu assassinato, Zumbi dos Palmares foi oficialmente reconhecido pelo governo brasileiro como herói nacional e o Quilombo de Palmares consagrado como um importante exemplo de luta e organização da História do Brasil.

No ano de 2006, o dia 20 de Novembro se tornou feriado na cidade de São Paulo, através da Lei 13.707/2004. Feriado que acontece em muitas cidades do nosso país. O movimento negro tem se empenhado para que esta data, o Dia Nacional da Consciência Negra, seja um Feriado Nacional.
O 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra
A militância negra da década de 70 é a voz da nascente data política para o Brasil, que fazia uma releitura histórica através da adoção de Zumbi dos Palmares como herói nacional. Estava em jogo a desconstrução do mito da liberdade concedida, substituído pela combatividade negra durante todo o período de escravização e pela denúncia da ação do racismo, do preconceito e da discriminação racial no Brasil.

O Grupo Palmares, fundado em 20 de julho de 1971, no Rio Grande do Sul, realizou uma série de atividades públicas – durante o regime militar – para evocação de ícones negros como Luiz Gama e Luiza Mahin. A reverência a Zumbi dos Palmares, ato de maior relevância daquele ano, ocorrera no Clube Náutico Marcílio Dias, em Porto Alegre, frequentado por negros e enegras.
Em 1978, o 20 de Novembro foi elevado a Dia da Consciência Negra a partir da fundação do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUCDR).

A IX Marcha da Consciência Negra: Cotas é pra valer!

O Governo Federal publicou no dia 15 de Outubro de 2012 o Decreto 7824/12 que regulamenta a Lei de Cotas.
Essa lei é fruto de um projeto, que tramitou por muitos anos no Congresso Nacional, finalmente aprovado no dia 07 de Agosto pelo Senado, com um único voto contrário – o do senador tucano, do PSDB de São Paulo, Aloysio Nunes.
A lei reserva 50% das vagas nas universidades federais para alunos de escolas públicas e estudantes negros e indígenas, de acordo com a presença desses segmentos em cada Estado da Federação, segundo o censo do IBGE de 2010.
É uma das mais importantes conquistas do movimento negro em busca da igualdade entre todos os brasileiros e pela superação do quadro de violência física, material e simbólica a que a população negra, mais da metade da população de nosso país, está submetida, vítima do racismo numa sociedade onde este é ainda vivo.
Os opositores das cotas raciais, como sempre o fizeram não deixaram de manifestar seus incomôdos com essas medidas, logo após a publicação da lei. Mais incomodados ficaram diante do anúncio do lançamento, pelo governo federal, de um conjunto de políticas de ações afirmativas, entre outras a inclusão de cotas para negros e indígenas no funcionalismo público federal. Em São Paulo, embora no Brasil cerca de cem universidades públicas estaduais e federais tenham aderido à políticas de cotas antes da aprovação da lei, a Universidade de São Paulo (USP), insiste em não aderir a política de cotas, Recentemente o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo cancelou uma audiência que seria realizada com o objetivo de realizar o debate sobre a adoção de cotas raciais na USP. O mesmo procedimento, a não adesão às cotas, é acompanhado por outras universidades como a UNICAMP e a UNESP. Para fazer frente a essa realidade um conjunto de entidades do movimento negro e estudantil estão organizadas na Frente Estadual de Lutas pela Aprovação das Cotas e um projeto de lei (321/2012) que institui o sistema de cotas para ingresso nas universidades públicas e nas faculdades de tecnologias do Estado de São Paulo (FATECs) está em tramitação na Assembléia Legislativa (ALESP),
com o apoio significativo apoio de parlamentares que concordam com essas medidas. Isso torna necessário que continuemos nos mobilizando e que na IX Marcha da Consciência Negra, na ruas afirmemos que a lei de Cotas é pra valer e tem que ser implementada no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário