No mês da cultura independente no CCJ Ruth Cardoso, a criação literária das bordas paulistana (Periferias) não podia deixar de ser ressaltada. A proposta é fazer um grande Sarau com poetas, coletivos e público interessado, em que músicas, poesias, contos e demais maneiras de escrita sejam partilhadas e contempladas pelos frequentadores da biblioteca e do Centro Cultural. Nesta ocasião os escritores ou coletivos que já tiverem suas publicações estarão disponibilizando-as para venda no local no dia do evento, com preços populares. Será de suma importância a aproximação do público com estas obras, pois a distribuição também é feita de forma independente e muitas vezes é difícil o escritor estar em diversos espaços com suas obras, ou seja, será um sarau envolto numa espécie de feira de livros.
Teremos também a magia da poesia exposta em forma de bonecas, bonecas pretas confeccionadas a partir de uma proposta pedagógica por Lúcia Makena, nos saraus que ocorrem nas periferias sempre que possível ela está presente inspirando os escritores e frequentadores com sua arte, que dialoga e muito com estes espaços.
A literatura não tem uma serventia prática, mas tem um papel fundamental no despertar do imaginário, o ser humano necessita desta imaginação para que suas práticas não sejam automatizadas pelas tarefas diárias, assim sendo, a literatura seja ela criada na periferia ou no centro, em qualquer parte do planeta transporta inexplicavelmente os indivíduos para mundos antes pensados, e a ideia é que neste encontro mesmo que momentaneamente as pessoas tenham contato com esta literatura que está sendo criada de maneira independente.
É na bolinha do olho, bem lá no fundinho que algumas vezes desvendamos alguns segredos e sensações, o olhar aguçado bem lá neste fundinho pode levar o público a refletir sobre o que é que está sendo criado de maneira independente nas periferias paulistana, primordialmente no que diz respeito à literatura.
MICHELL DA SILVA -
CHELLMÍ
NÃO DEU PARA SAIR OS NOMES DE TOD@S PARTICIPANTES NA DIVULGAÇÃO, ENTÃO AQUI VÃO MAIS ESCRITORES E COLETIVOS QUE CONFIRMARAM PRESENÇA.
SARAU ELO DA CORRENTE
LITERATURA SUBURBANA
LUCIANE MATOS (QUILOMBRASA)
RENATA PRADO (MARGINALIARIA)
ZoioOmc
JOVENS, QUEM QUISER VENDER OS LIVROS NO DIA FIQUEM A VONTADE, SÓ ME AVISEM COM ANTECEDÊNCIA PARA EU PODER ORGANIZAR MELHOR.
Contato: chellmisp@hotmail.com
COMO CHEGAR:
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – São Paulo/SP
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.
(ao lado do terminal Cachoeirinha)
Mapa: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/como-chegar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário