sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

7 Anos da Lei 10.639/03 e Aí??? (Parte 2)

Salve Irmãos, neste dia 09/01 comemoramos (ou não) 7 anos da lei 10.639/03 (11.645/09), um avanço para as relações etnicos raciais no espaço escolar. desde o seu inicio, em 2006, o coletivo tem como alvo e desafio a implementação desta lei nas escolas da Brasilândia e adjacentes. começamos em 2007 um ciclo de palestras, fomos em 17 escolas da região levar a lei, por meio da poesia, rap e desmistificação da escravidão!
Porém era preciso novas estratégias para trabalhar o conteúdo da Lei com os adolescentes. Para dar conta deste desafio, ao longo de 2007 o coletivo realiza uma longa pesquisa com o objetivo de reunir referências bibliográficas, musicais e pedagógicas sobre a temática da cultura afro-brasileira. O resultado desta pesquisa foi uma apostila que permitiu a renovação da metodologia do trabalho que envolveu o desenvolvimento de oficinas de língua africana, de máscaras e de jogos africanos. O projeto passa a se chamar Escola da África e começa a ser implementado de maneira contínua em uma escola - a EMEF jardim guarani - a alunos de 5ª a 8ª serie. O projeto acontece ja´ha dois anos na emef Jd Guarani, formandonesse tempo mais de 50 adolescentes/jovens, que alem de conheecer sua cultura e resgatar a memória dos nossos antepassados, poderam fomentar politica publica naquela escola, que incluiu a tematica na PPP (Proposta Politico Pedagógica) e realizar a feira cultural baseada na influencia africana no Brasil.
Os desafios não param em 2010 queremos expandir o projeto e criar materiais didaticos para serem usados nas escolas da região. Além de continuar os encontros de troca com os educadores e o curso "Escola da África", segue algumas imagen dos dois anos do projeto.



Conheça outras ações do Projeto:

http://mais.uol.com.br/view/w6sm1wf2we2g/literatura-suburbana--formacao-p-ensino-etnico-racial-04023160CC810346?types=A
http://www.znnalinha.com.br/brasilandia/html/africa.html
http://www.znnalinha.com.br/brasilandia/html/escola.html
http://www.znnalinha.com.br/brasilandia/html/consciencia.html

Um comentário:

  1. Achei super interessante suas reflexões a cerca do anversario de 7 anos da Lei 10639/03. com certeza os desafios são múltiplos e temos que encarar.

    Tatiane Sales
    São Luis - maranhão

    ResponderExcluir