
Literatura Suburbana, é um coletivo da Zona Norte de São Paulo, Brasilândia, que trabalha com a Cultura Hip Hop, A cultura afro e desenvolvimento da Lei 10.639/03 e a Literatura marginal, escrita por moradores das comunidades. Desenvolvemos Shows, palestras, eventos, cursos, oficinas, exposições e diversas atividades que contemplam essas vertentes acima citadas.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Empreendedorismo Negro e Cultura na 9ª Feira Preta

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Palavra em Cena – Monologo “Preto? Eu?”

“O monologo “Preto? Eu?” com o poeta Israel Neto.
Local: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660. Vila Buarque. Entrada franca
ESPERO VOCÊS!
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Lançamento da Coletânea Reviva Rap
Dia 11/12 a partir das 18hs
Local: Espaço Criança esperança
Av. Mishihisa Murata, 120

Divulgação, fortalecimento e Resgate do rap nas quebradas!
www.vozdarua.com.br/revivarap
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Russo ML Lança Mix-Tape
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Bar do Santista é lacrado pela PMSP

Assim que terminamos nossa apresentação, retornamos para Pirituba, direto a casa do Claudio Santista, para saber maiores detalhes do acontecido. O Santista nos disse que a subprefeitura não explicou a causa que gerou a ordem de fechamento e que por isso ele deveria comparecer na sub para obter esclarecimento do caso e qual medida adotar.
O curioso é que o Bar do Santista e uma Serralheria foram os unicos comércios que receberam essa visita, entre dezenas que existem no Jardim Monte Alegre, sendo na esmagadora maioria bares, ou seja, porque somente esses dois comercios foram lacrados???
Amanhã iremos acompanhar o Santista na Subprefeitura para saber maiores detalhes e reestabelecer, o quanto antes, esse espaço, que é muito além de um simples bar que funciona há mais de uma década na região, mas também é a base do sustento familiar de duas casas (do Santista e da Dona Silvia e também do Diogo, Priscila e do pequeno Kauan), ponto de encontro e descontração de diversos amigos na comunidade, sede de um dos unicos e importante acontecimento cultural no bairro que é o nosso Sarau Elo da Corrente, com três anos e meio de atividade e centenas de eventos realizados, além disso, é esse mesmo espaço abriga uma biblioteca com mais de 600 titulos ofecerendo emprestimo de livros aos moradores.
Um bar que contribui para que Pirituba seja uma referência positiva na região, reconhecida nacionalmente, seja pelos seus frequentadores, pelo movimento de literatura periférica, pelo parceiros Brasil e mundo afora, ou pelas diversas midias e setores publicos que registraram ou contemplaram essa iniciativa que faz morada nesse bar-centro-cultural.
Por isso estamos convocando todos os amigos e parceiros a comparecerem em nosso próximo encontro, que acontecerá independente do que acontecer até a próxima quinta (dia 02), pois nossa literatura é litera-rua e não vai sucumbir nesse momento de atenção e ação. Faremos um sarau como ato de repudio ao fechamento do nosso espaço e de apoio ao poeta Claudio Santista e a todos que afagam as sementes que brotam naquele corredor poético.
Assim que soubermos mais detalhes a respeito dessa situação comunicaremos a todos para saber qual tipo de passada será necessária nesse caminho.
Então ...
SARAU ELO DA CORRENTE
02/12 (Quinta -Feira)
20 horas
Concentração em frente ao Bar do Santista
Rua Jurubim, 788 -A
Jardim Monte Alegre - Pirituba
Por
Michel Yakini e Raquel Almeida
http://www.elo-da-corrente.blogspot.com/
(11) 3906-6081 ou (11) 9847-2562
terça-feira, 30 de novembro de 2010
A Favela se Movimenta Culturalmente



Livros serão vendidos a R$ 10,00.
Participações no livro: Crônica Mendes, Danilo Literatude e Fanti Manumilde.
Maiores informações: http://www.cre-sercravinhos.blogspot.com/
Nós por nós!
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
IVoz Complementa

A pauta foi orientada aos temas de HipHop, Literatura Marginal, Meio Ambiente e Colaboração e trouxe ativistas dos países interessados nas possibilidades de trocas simbólicas oferecidadas pela ação. Realizamos o primeiro sarau à distância com leitura de poesias em português e língua tradicional de Moçambique em que a produção literária atravessou fronteiras pelas conexões de internet e tournou-se acessível pela oralidade de seus interlocutores.
O balanço final foi de que chegamos a um momento mais maduro e de comprometimento com a difusão cultural sob todas as linguagens de expressão dos membros da CPLP e de que a Sociedade Civil Organizada é capaz de empreender ações inovadores em direção à uma cultura solidária às afinidades, com perspectivas independentes dos veículos de comunicação de massa que resistem em não divulgar questões de interesse real dos produtores culturais e educadores de seus países.
Matéria na Integra: http://interconexoeshumanas.wordpress.com/2010/11/29/conexaohistorica/
Interconexões Humanas (Angola/Brasil/Moçambique)
Participantes do Intercâmbio: Negra Ziza, André Gustavo, Israel Neto (Réu), Bob, Paulo Edison, Delfina (Moçambicana), Simão Hossi (Em Angola) e Elder (mais 5 Irmãos em Moçambique), e mais algumas pessoas que trouxeram muita contribução.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Depois da Tenda é Xêpa
No dia 21 aconteceu a Xêpa Literária, uma das primeira experiência de feira literária da literatura Periférica. O evento foi organizado pela turma da tenda Literária de Guaianases, que contou com um publico muito atento a temática e ao espaço. Aconteceu oficina de livros artesanais com o Dulcineia catadoras, um lindo e forte sarau, musica, exposição e venda de livros com Literatura Suburbana (nós), Rodrigo Ciriaco, Dulcineia, Suburbano convicto e Literatura no Brasil (Suzano). Esperamos que essa iniciativa continue e estaremos aqui pra ajudar!
Mais Info e Fotos: www.tenda-literaria.blogspot.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Avante Negros (7ª Marcha da consciência Negra)
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Deuses Africanos - Herança Cultural dos Ancestrais 2
4° Ocupação na Praça Zumbi
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Algumas paradas (A cultura Não Pára)
Xêpa Literária (Vamu Colá?)
Dia 21/11 a partir das 10horas, mais informações: www.tenda-literaria.blogspot.com
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Veja o que rolou na Pilula de Cultura da Feira Preta

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/11/imagens-de-um-domingo-com-estacao-catraca-livre/
http://www.feirapreta.com.br/

quarta-feira, 3 de novembro de 2010
O que é consciência Negra pra você?

Hip-Hop é Educação
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Literatura Convida "Projeto Juventude, Genero e Espaço Publico"
domingo, 24 de outubro de 2010
Jéssica Balbino, Mais uma Filha da Periferia
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Não foi no 4º Reviva em Perus???



quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Rap e Literatura num só Domingo

Grupos; C.A.H.O.S, Ataque Verbal, Fl e Maskot, Mc 100%, Estratégia d’Rua, O Pakto, os Malês, Projeto Ressonância, inquisição Verbal e Gordo ML. E convidados Literatura Suburbana e Império Z/O. o evento ainda conta com intervenções de grafitt e Break articulando os 4 elementos do Hip Hop
Dia 17/10 a partir das 15hs. Local: “Comunidade Quilombaque”
Travessa Cambaratiba, 05, beco da cultura, ao lado da estação de Perus
Mais Informações www.feirapreta.com.br