segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Deuses Africanos - Herança Cultural dos Ancestrais

Os Deuses africanos são chamados de Orixás, eles são responsáveis pela ligação entre o mundo espiritual e o mundo dos homens. Eram somados cerca de 400 a 500 orixás africanos, hoje no Brasil e na América latina, são lembrados e venerados cerca de 16 a 20 destes. Assim como em outras religiões e crenças os Deuses africanos também tem seu Deus Supremo que é chamado de OLÓÒRUN ou OLÓDÙMARÈ.
Cada orixá tem o poder sobre um aspecto da vida, como a natureza, civilização e o sentimento, um deles é responsável pelo céu, outro pelo mar, pela terra, animais, etc.
Durante toda a escravidão os terreiros de Candomblé foram um dos poucos lugares na nova terra de nossos ancestrais, onde a cultura africana era praticada e de fato cultivada. Hoje mesmo com todo o sincretismo os Orixás africanos, cultuados no Candomblé, ainda são venerados por muitos afro-brasileiros, mantendo a cultura viva!

17 comentários:

  1. POW ESSE SITE PODIA DIZER MAIS COISAS

    ResponderExcluir
  2. eu quero pesquisar sobre deuses africanos para faser umtrabalho em telas para exosiçao no mes da conciencia negra mas nao tenho denheiro sesuelireis222ra que posso receber imformaçoes por email???suelireis22@hotmail.com desde ja meu muito obrigada sueli.

    ResponderExcluir
  3. Gente eu preciso saber o npme de alguns deuses africanos pq tenho um trab pra dia 16/09/09.
    Me ajudemm!
    FLo!se quiser entrar em contato pra me dizer um nome de deuses africano he so fla q eu do meu contato. **

    ResponderExcluir
  4. isso é um blog, não um site.
    Vai ler um livro!!!
    Pesquisa na internet pra ter tudo na mão.
    Fala serio!
    Obs.: De fato o post poderia ser mais completo!

    ResponderExcluir
  5. muito pobre.......se nenhum aproveitamento.

    ResponderExcluir
  6. pooooooooooobreeeeeeeee uuuu uuuuuuu uuuuuuuuu uuuu uuuuuuu uuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Gosteii , mais poderiaa . fala mais coissas né :x

    ResponderExcluir
  9. eu gostei no meu trabalho eu ia separa deuses e orixás mais aqui eu descobri que os dois e a mesma coisa
    OBS : TENHO SÓ 11 ANOS ESTUDO NO 6 ANO

    ResponderExcluir
  10. por eu quero saber + sobre os deuse pra fazer um trabalho e vcs so escreve isso deles queria saber + um pouco sobre ele.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber mais um pouco sobre os deuses; para fazer um trabalho deveria ter mais coisas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  12. obrigado por este site vai me ajudar muito na escola

    ResponderExcluir
  13. eu gostei muito vai me ajudar bastante mas poderia ter mais coisa

    ResponderExcluir
  14. ESSE BLOG ME AJUDOU POIS EU PRECISO DE ALGO PEQUENO MESMO!

    ResponderExcluir