quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Salve Mobilize Obrigado Pela Recepção...

Um salve ai pro Sarau Mobilize, mais um movimento literário e artístico que nasce e vai permanecer por muito tempo na nossa querida Zona Leste! Desejamos vida Longa e agradecemos a disposição, convite e recepção! Logo mais voltaremos!


domingo, 20 de janeiro de 2013

Reviva Rap finalista no Prêmio Governador do Estado para a Cultura


Temos a felicidade de informar que o Festival Reviva Rap é um dos Finalistas no tradicional Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2012, na Categoria Inclusão Cultural. E claro precisamos da sua ajuda votando no projeto e divulgando! Você que acredita e curte nosso trabalho para o desenvolvimento no rap nas quebradas, nos ajude! É fácil de votar e da pra votar varias vezes! 

Muito Obrigado e Bora reviver e RAP

http://www.premiogovernador.jp7.com.br/finalistas/area-para-votacao


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"Pelos Ideais e Vida de Abdias do Nascimento" ao Som de Rap com Tião Renascendo das Cinzas e Mano Réu

Ele Foi: Dramaturgo, Poeta, Ex Militar, Professor, Líder Nato, Senador, Deputado e um ORGULHO!
Orgulho, assim definimos a Vida de Abdias do Nascimento, Maior lider negro do século 20, as próximas gerações sem duvida alguma o tratarão com a Mesma Honra que tratamos hoje Zumbi dos Palmares. Abdias não foi menor, desde cedo lutou contra o racismo em todas as suas formas e Jeitos de se aplicar, deixou um legado tremendo foi integrante da Frente Negra Brasileira e do Movimento Negro Unificado, alem de ser Fundador do Teatro Experimental do Negro! Enfim... Hoje que Comemoramos o 10º Aniversário da Lei 10.639/03, dedicamos essa produção abaixo a memória de Abias do Nascimento que sonhava e teve a felicidade de ver a Lei Promulgada ainda em Vida, nos seus quase 100 anos Sua vida ainda é um livro que devemos ler e estudar todos os Dias!
Conheça um pouco da Vida de Abdias do Nascimento com um Rap Feito pro Tião Renascendo das Cinzas e Mano Réu ou Pelo Site http://www.abdias.com.br/ 

Confiram.: 

Abdias do Nascimento - Memoria Negra Brasileira Partic. Tião Renascendo das Cinzas
Homenagem a Abdias do Nascimento
Letra: Tião Renascendo das Cinzas
Produção e Colagens: Mano Réu
Gravado por Israel Neto no Estúdio Play na Poesia






terça-feira, 8 de janeiro de 2013

“10 Anos de Lei 10.639/03 Precisamos avançar..."


Pra alguns educadores e pessoas que acompanham e tem como militância a cultura negra e suas causas, tem na aprovação da lei 10.639/03 a maior conquista do movimento negro na ultima década. E não é por menos, nossos antepassados militantes já pregavam a importância de aprendemos nossas histórias, culturas e heróis sonhavam com este dia. A lei se torna então esse instrumento legislador sobre a difusão, agora oficial, dessas nossas histórias e culturas, já que falamos de Áfricas e não África.


Com a promulgação da lei, surgem dois fatores determinantes para sua implementação, já que no Brasil, algumas leis pegam e outras não. Os Fatores são; “Formação dos Professores (as)” e “Difusão de Materiais Pedagógicos”. Pensando muito sobre isso, trabalhamos na atuação nessas duas linhas, primeiro defendendo que sim, o profissional de educação precisa de formação, cursos de reciclagem, entrada de matérias nos cursos na faculdade e trabalho permanente nas unidades escolares. Atuamos com a disseminação de algumas praticas nossas para algumas escolas da região da Brasilândia, mais especificamente, e também de forma geral por meio de convites e palestras. Acreditamos que a difusão da pratica aguça o interesse e criatividade do professor (a).

Nossa segunda e maior área de atuação é na aplicação de materiais pedagógicos e criação deles, primeiro por meio das oficinas que realizamos, Ora com o Projeto já terminado “Escola da África” e também com oficinas esporádicas de jogos africanos, além de bate papos e rodas de conversa. Também acreditamos e sabemos da infinidade de materiais que escritores e editoras negras lançam no mercado a cada ano, porem o acesso a essas obras é dificultado aos educadores (as), então tentamos aproximar esse material também do corpo docente. Temos realizados de maneira concreta algumas publicações nesses anos de trabalho entre eles a Revista Escritos Negros, o Livro “Amor Banto em Terras Brasileiras” e por ultimo o primeiro Fascículo da Coleção Besouro “Contos de Monadenge”.
Essa nossa ação que queremos e precisamos intensificar mais nestes próximos anos são apenas gotas em um mar que precisa de fato crescer e encher.

Sabemos que ainda temos professores (as) desqualificados para se impor em situações de racismo, aplicar os conhecimentos africanos nas suas aulas, lidar com a diversidade religiosa, enxergar o mundo por outra ótica senão a Europeia. A implementação do plano de diretrizes se faz necessário e a participação de entidades, movimentos, coletivos, artistas, produtores e pessoas ligada à cultura negra é de fundamental importância, pois como todos sabemos as culturas negras, africanas e afro-brasileiras tem a “Oralidade” em seu DNA.  
Termino por aqui celebrando, de maneira tímida, mas celebrando uma década dessa lei que é fruto da luta de vários irmãos (e não digo intelectuais negros), mas irmãos nossos que derrubaram seus sangues, deram sua vida por esta causa, estudaram, viveram para que tivéssemos esse direito fosse garantido. E nosso Papel?
Pressionar, estudar, disseminar, implementar a lei na Pratica!

Asè

Israel Neto – Educador, MC, Escritor e Integrante do Coletivo Literatura Suburbana

Anexos:

PLANO NACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA - http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/271

Revista Escritos Negros 1ª Edição –