sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Torneio de Mancala Marca Retorno Escola da África

Aconteceu no dia 27 de agosto o 2º torneio escola de Mancala, na EMEF Jd Guarani, com cerca de 14 participantes, todos educandos do curso escola da África, ministrado á dois anos pelo coletivo Literatura Suburbana nesta unidade escolar.
O torneio na realidade começou as 14hs com um “treino” amigável do educandos, porém a coisa começou a ferver a partir da 15 horas quando formamos as chaves e começamos á “brincar”. A Mancala por se tratar de um jogo de fácil compreensão e grande receptividade, empolga os educandos, que mesmo que não sabem, ou não gostam de matemática se apaixonam pelo jogo. O campeonato rolou até as 17 e 30, com todos participando e uma final emocionante, vencida pela educanda Gabriela Jennifer.
O Projeto escola da África acontece todas as quintas-feiras na Emef Jd Guarani, quem quiser conhecer, ou assistir uma aula ou propor uma atividade é só entrar em contato conosco literaturasuburbana@yahoo.com.br



Agradecimentos á Anderson Lima, Marcos Palhano e Mara Minassian e a equipe docente, que ajudaram a realização do torneio!
Asè

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Todo dia é dia de Consciência Negra

Show ai pra gente protestar, se divertir e ocupar o espaço publico. O jaz vai rolar no espaço cultural do morro. este projeto tem como alvo trazer shows, palestras, amostras de imagens e videos nessa tematica! Este mês RAP pra nós!


Sabadão 29/08 as 15hs
Local EMEF Morro grande Endereço Rua Xavier da Silva Ferrão, sem número!!
Como Chegar Onibus 8542 -Pça do correio Brasilandia, Pça do Correio - Jd Guarani Barra Funda – Jd Guarani (Lotação) Pedir pra descer na Escola Solimeo!!! A Emef Morro Grande é a escola novo, após o telecentro! Só perguntar que o povo vai guiando!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Oficina Produção Literária pró ECA

Sou Lurian, gosto de jogar bola, mas hoje não posso , por que meu pai não deixa... estudo no criança esperança, curso de cabelereiro, curso de literatura, neste curso comecei a gostar de ler. gosto muito deste espaço, mas não gosto da rua que eu moro, quero nada dela, pois é muito paradisiaco. Eu tenho um sonho em fazer faculdade de administração.


Meu nome é Nathalia, tenho 17 anos, faço 18 em dezembro estudo no Clodomiro, estou terminando o 3º colegial de quarta-feira, faço aula de video das 14hs ás 17hs. No momento me encontro solteira e quero ser jornalista



Meu nome é Naiara teho 15 anos, faço dança afro, capoeira, handboll, gosto muito de desenhar e escrever musicas, textos e poesias.






Sou Anderson, trabalho como vendedor, tenho 26 anos, ajudo a adminstrar o coletivo e nos tempos vagos sou escritor.






Eu sou Liamara Cristina, tenho 17 anos, trabalho, estudo, faço curso, moro na Brasilândia, moro com meu pai e minhas 5 irmãs.






Meu nome é Nathalia Cristina, tenho 14 anos, sou moradora da Vila Brasilândia, moro com minha mãe e com 4 irmãos, sou estudante do Pimentel






Eu sou o Hugo, faço Graffit aqui no ECE, aqui sou mais conhecido como Dolinho, do comercial da Dolly. tenho 15 anos, vou completar 16 no dia 13 de Novembro, sou muito simpatica, moro na teresinha com minha mãe!



Eu sou Eduarda Rodrigues, tenho 17 anos, sou timida, não gosto muito de conversar, estou cursando 2º ano do ensino Médio, meu apelido é Duda, gosto de sair com minha amiga




Em Defesa do ECA (Poder pra questionar)

Em uma bela vila chamada Brasilândia, nós jovens percebemos que era uma vila muito desrespeitada, mas tinha um jeito de reverter essa estória, mas muitos se perguntavam: como vamos fazer isso?
Bom, vou dar um exemplo, nas escolas será que as crianças são tratadas do jeito que devem ser tratados? Muitos disseram, acho que não! Esse professor será que teve motivo de mau tratar essa criança? Também acho que não!
Mas temos que fazer a diferença. Há 18 anos conhecido como ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi criado para que o direito das crianças e dos adolescentes fossem respeitados.
MS pra muitos isso não adiantou, algumas pessoas não correm atrás da informação, infelizmente puçás pessoas se interessam!

Hugo e Duda


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

1ª intervenção no Espaço Cultural do Morro (EMEF Morro Grande)

Realizamos junto com alguns grafiteiros aqui da quebrada (Gisele, Kako e Simi), uma intervenção de grafitt na EMEF Morro Grande, essa intervenção faz parte de um processo de oficinas de grafitt com o tema de cultura de paz que acontecerá na escola, a metodologia e didatica está sendo desenvolvida com o coletivo, porém será ministrada por esses grafiteiros, agora novos edcuandores aqui do morro!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Trabalho Cultural não é Balela...

Escola da Àfrica, experiencia que Está dando Certo!
Pra quem pensa que o Projeto “Escola da África está parado, se enganou! As atividades começaram a mil este ano, mais amadurecida, com mais voluntários, mais conteúdo e novos educandos. As atividades acontecem todas as quintas-feiras na EMEF Jd. Guarani, há dois anos trabalhando na escola, conseguimos que a temática fosse incluída na Proposta Político Pedagógica da Escola em 2009. Contamos este ano com 34 educandos, alguns novos e outros remanescentes do ano passado, sempre muito ativos e com sede de conhecer outra cultura e sua própria história! Estamos também este ano proporcionando capacitações para educadores, a 1ª ocorreu em Maio, estamos organizando outra para começo de setembro! Quem queira ajudar com materiais, livros e horas de voluntariado, será bem vindo!
Projeto "Produção Suburbana"

Imaginem, mais de 100 jovens, lendo e criando literatura!
Foi o que aconteceu no mês de julho na Entidade Promove Vila Albertina, as oficinas de Produção literaria foram encerradas com um sarau na entidade e a publicação de um livreto com os textos e ilustrações dos educandos! "Eu sou um poeta professora" diz agora um educando á professora Ester! O sarau alem de contar com a comunidade, a entidade o coletivo literatura e os novos poetas, tivemos a preseça do pessoal do CICAS e do Verbos Curtos!!!


Contatos do Coletivo!
94466214 ou 88479565